Formação Docente - Desafios, Experiências e Novos Saberes


 A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realizará o I Seminário PARFOR Presencial - Formação Docente: Desafios, Experiências e Novos Saberes, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril de 2016, no período vespertino e noturno, no auditório da Diretoria de Educação à Distância (DIRED), no Campus de Porto Velho.

     O I Seminário PARFOR Presencial: Formação Docente - Desafios, Experiências e Novos Saberes visa a integração das turmas especiais de licenciaturas, vinculadas ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR, possibilitando aos professores alunos, professores formadores, coordenadores e demais entes envolvidos que compartilhem com a comunidade acadêmica e externa, os desafios, as experiências e a aquisição de novos saberes na formação de docentes em exercício.

   O evento possibilitará, discussões sobre a teoria e a prática voltada ao ensino, o envolvimento dos professores alunos em atividades de pesquisa e extensão como contribuição para uma formação ampla e, por conseguinte, a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica.

     O Seminário destina-se a toda a comunidade acadêmica da UNIR, aos professores da rede pública de ensino e à comunidade externa em geral.

     As inscrições para participar do evento estão abertas no período de 20 a 25 de abril de 2016, devendo ser realizadas através do link disponível aqui. Após o preenchimento do formulário clicar em enviar.

     O evento contará com palestra, mesa redonda, oficinas, relatos de experiências e comunicações. No formulário de inscrição estão disponibilizadas as oficinas, podendo ser escolhida apenas uma. Cada oficina contemplará, no máximo, 25 vagas, o excedente será transferido para outra oficina.

     No mesmo formulário estão abertas inscrições para quem tem interesse em apresentar comunicações. Estão disponibilizadas 10 comunicações, que serão avaliadas para aceite de acordo com a temática do evento. A certificação do evento será encaminhada posteriormente, via e-mail.

      Confira a programação abaixo.

 

PARFOR

     O Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) tem por finalidade ofertar educação superior gratuita e de qualidade para docentes e tradutores intérpretes de LIBRAS em exercício na rede pública de Educação Básica, objetivando a formação adequada que é exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de forma que esses profissionais possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.

       O PARFOR Presencial ocorre através da oferta de turmas especiais, por Instituições de Educação Superior, em regime de colaboração entre a União/MEC, por intermédio da Capes, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.

18752_folder__i_seminario_parfor_2